O inverno é aquela estação do ano em que devemos tomar o maior cuidado, tanto pessoais, quanto com nossos alimentos. É um momento de menor crescimento das folhas de plantas, hortaliças, entre outras espécies, porém a raiz está em constante funcionamento, e o inverno também é propício para o florescimento de algumas espécies como as de dia curto, que necessitam de uma exposição menor ao sol.
Mas como podemos cuidar da nossa horta no inverno? Nessa época do ano os cuidados mudam, a primeira coisa que devemos ficar atentos é na rega, pois a terra tende a ficar mais úmida, ou seja, não precisamos molhar com tanta frequência, pois um solo úmido é a porta de entrada para fungos. Podemos perceber essa proliferação quando as folhas começam a ficar com uma aparência esbranquiçada, que muitas vezes pode ser causada pelos fungos oídio e míldio, que se instalam no interior da planta, por isso a única solução é aplicar óleo de nim até essas características deixarem de existir, ou fazer a poda completa desse cultivo.
Além disso, existe um grande indício de surgimento de doenças, como o tratamento é mais difícil, prevenção é a palavra chave no caso das pragas. As mais típicas nessa época do ano são lesmas e caracóis, que podem surgir por conta da alta umidade.
A adubação também é um fato que devemos nos preocupar, pois uma planta bem nutrida, tem mais resistência e consegue se defender de ataques de pragas, ou de fatores climáticos que venham interferir em seu desenvolvimento. Por conta disso é necessário fazer a aplicação de um composto orgânico, dependendo do tamanho de sua horta a quantidade pode ir até 2 quilos por metro quadrado, você também pode aproveitar o chorume do composto orgânico, é uma boa alternativa para a adubação foliar.
Por conta de todos estes cuidados que devem ser tomados com as hortas durante o inverno, resolvemos trazer algumas ações práticas, e simples que podemos tranquilamente incluir em nosso dia a dia, e melhorar a saúde de nosso cultivo:
- Fique sempre atento ao termômetro. Se a temperatura chegar ao 13°C, a chance de geada na manhã seguinte é grande, então cubra sua horta com uma superfície de plástico, para que não corra o risco de formação de cristais de gelo nas folhas.
- Melhore a circulação de ar. Isso pode ser feito através de pequenas podas, em que são tiradas apenas as folhas secas.
- Afofe frequentemente a terra. Esta ação ajuda aerar o solo, o que pode permitir um maior bem-estar do cultivo.
- Não plante duas mudas muito próximas. Como a estação requer muitos cuidados, também requer muitas vitaminas para a horta, uma muda muito perto da outra pode causar problemas no desenvolvimento.
- Cuidado na irrigação. A temperatura da água não deve ser mais alta do que a das folhas, pois elas podem ficar opacas.
- Regue durante a manhã. A rega deve ser efetuada somente uma vez ao dia, e de preferência na parte da manhã, pois se for feita à noite, ou à tarde a terra permanecerá muito tempo úmida.
Com estas dicas simples você pode manter sua horta saudável e em constante desenvolvimento. Conte para nós em nossa página do Facebook como estas dicas te ajudaram, e como anda o desenvolvimento da sua horta na estação mais fria do ano.