Você já ouviu falar em “retrofit”? Embora a tradução literal da palavra em inglês signifique “reforma”, esse termo diz respeito a uma maneira de customizar, adaptar ou melhorar antigas edificações.
A técnica consiste, basicamente, em aproveitar a parte estrutural das edificações, transformando-as completamente por dentro. Dessa maneira, os patrimônios históricos podem ser restaurados e adaptados, sem perder suas verdadeiras características. É uma maneira mais rápida e sustentável de atualizar um prédio, sem precisar de uma nova construção.
Essa arte da revitalização foi desenvolvida na Europa, continente famoso pela quantidade e preservação de edifícios antigos. No Brasil, a técnica ainda é pouco explorada, mas a tendência é que, cada vez mais, os profissionais ligados à decoração e construção incorporem o retrofit ao dia a dia dos canteiros de obras.
Uma vez que o edifício é revitalizado, sua vida útil é aumentada significativamente. Isso porque a reforma se utiliza de tecnologias muito mais avançadas que as aplicada na época da construção original, mas respeitando as restrições urbanas e ocupacionais atuais.