A biomassa é transformada em energia por meio da combustão, fermentação, gaseificação ou na produção de substâncias líquidas
O material biológico de plantas e alguns animais podem ser transformados em um tipo de combustível conhecido por biomassa. Quando queimada, a biomassa pode gerar energia na forma de eletricidade, calor ou energia química, no entanto, ela não precisa ser necessariamente queimada para ser útil. Por exemplo, o lixo (residencial ou comercial) pode incluir produtos vegetais e animais e, quando deixado para apodrecer, pode criar um gás chamado metano, que muitas vezes é armazenado para ser usado para geração de calor e energia.
Na maioria das vezes, a biomassa é derivada de resíduos vegetais como beterraba, milho ou cana, que são usados para produzir etanol combustível para carros, aviões ou outras formas de transporte. Por ser renovável, trata-se de uma fonte potencialmente ilimitada, bem como os artigos envolvidos são vistos como menos prejudiciais para o meio ambiente, pois geram pouca poluição.
Principais vantagens da energia Biomassa:
- Baixo custo
- Fácil armazenamento
- Alta eficiência energética
- Emissão de menos gases poluentes
- Utilização de recursos renováveis
Principais desvantagens da energia Biomassa:
- Dificuldade no armazenamento da biomassa sólida
- Contribuição para formação de chuva ácida (biocombustíveis líquidos)
- Custo elevado na aquisição de equipamentos industriais
- Grandes impactos ambientais em áreas verdes
- Destruição da fauna e flora de determinada região